Blog Clipping
terça-feira, junho 22, 2004
 
Fonte: Público, Suplemento Computadores, 14 de Junho de 2004

A quem pertencem (ou não) os blogues
Sistema de Edição na Web Patenteado pela Oracle
Segunda-feira, 14 de Junho de 2004


Pedro Fonseca

Um sistema de edição pessoal de páginas da Web - semelhante aos vários disponíveis para a criação de blogues - foi patenteado pela Oracle Corp., um dos maiores fornecedores de "software" para bases de dados. A notícia, avançada na semana passada pelo diário espanhol "El Mundo", refere-se à patente 6.745.238, depositada a 31 de Março de 2000 e concedida a 1 de Junho deste ano pelo United States Patent and Trademark Office (USPTO), a entidade oficial americana de registo de patentes e marcas.

Denominada de "sistema de serviço autónomo para a edição de sítios Web" ("Self service system for web site publishing"), a patente não faz qualquer referência directa aos blogues mas aparenta ter algum impacto para as empresas que disponibilizam sistemas de edição pessoal como sucede com esse tipo de páginas pessoais actualizadas regularmente.

O registo da patente descreve um sistema em que um utilizador, usando um simples "browser" e através da Internet, pode gerar páginas da Web com os seus conteúdos, bem como controlar a sua estrutura ou grafismo. Em concreto, o sumário do registo fala de um "sistema de criação e manutenção de um sítio da Web [que] permite o controlo distribuído e a gestão centralizada de um sítio na Web".

A "implementação física" do sítio reside numa base de dados - onde a Oracle e o seu fundador, Larry Ellison (na imagem) são especialistas - mantida por um administrador deste tipo de sistemas. O criador pode gerir a estrutura completa do sítio na Web, o seu "design" e o estilo, e os conteúdos podem ser fornecidos e a sua edição controlada por um ou mais colaboradores, detentores ou administradores em simultâneo.

A patente refere ainda a possibilidade de ter "um ou mais painéis" com campos de introdução de dados ou componentes do sítio na Web pelos utilizadores, que podem ser publicados usando apenas o "browser". "Em resposta, o sítio na Web é actualizado na base de dados de acordo com o parâmetro" introduzido pelo utilizador.

A leitura da patente - cujos cinco inventores são referenciados pela Oracle - permite entender que realmente se trata de um sistema para criação de páginas pessoais na Web, geridas no computador de um utilizador mas depositadas numa base de dados centralizada, tal como sucede com os blogues. A Oracle não tinha, até meados da semana passada, reclamado qualquer direito sobre sistemas de criação de blogues.

No corpo do texto da patente, escreve-se de forma vaga que esta está "dirigida ao campo dos sítios na Web e em particular à concepção, criação e manutenção" desse tipo de sítios, com capacidades de "backup", e que é destinada a "pessoas não técnicas" - que assim podem publicar um sítio na Web sem qualquer conhecimento da linguagem HTML, a programação subjacente às páginas da Internet.

A data de apresentação da patente coincide com a divulgação dos blogues nos EUA, apesar de existirem antes outros sistemas mais limitados para a criação pessoal de páginas Web. Numa história abreviada dos blogues (em www.blockstar.com/blog/blog_timeline.html ), refere-se o aparecimento do termo em 1997 mas só dois anos depois surge a primeira lista de endereços sistematizada e uma das ferramentas - o Blogger - que acabaria por facilitar a sua criação e popularizá-lo.

No caso de a Oracle declarar que a patente abrange os blogues - e se não se levantar qualquer oposição, demonstrando existir algum trabalho semelhante prévio que a invalide -, ela pode reclamar verbas às empresas criadoras de sistemas de blogues. O assunto é ainda mais delicado num momento em que as grandes empresas e a sociedade em geral estão a descobrir os blogues para aplicações inéditas, o que poderá gerar um interesse da Oracle em receber "royalties" pela patente.

Na semana passada, a Nike lançou o Art of Speed, um blogue gerido pela Gawker Media, empresa que tem criado conteúdos semelhantes nas áreas da cultura e da política, como referia o diário "New York Times". O Art of Speed mostrará pequenos filmes promocionais da Nike e é o primeiro blogue pago à Gawker, que fornecerá o "grafismo, comentários, hiperligações e outras características".

"Muitos publicitários estão interessados nos blogues como suporte", afirma Nick Denton, responsável da empresa (ver caixa "O nano-editor de blogues"), salientando que o interesse passa por adaptar aos blogues aquilo que é feito tradicionalmente na imprensa com os suplementos publicitários. "É a comunidade certa", afirma Nate Tobecksen, responsável pela ideia na Nike. "Pode ser pequeno mas é um grupo importante e influente".

Apesar da Nike só fornecer os 15 anúncios publicitários, há quem duvide da eficácia do meio, como Patrick Phillips, editor do blogue I Want Media, dedicado aos média. "Se alguém vai a um sítio na Web e sabe que lhe estão a vender algo, não sei se terá muito interesse".

No lado pedagógico, o interesse pela utilização dos blogues está também a aumentar porque alguns professores perceberam que os jovens, alegadamente pouco atraídos pela escrita, o fazem diariamente nos seus blogues. Um pequeno estudo de David Huffaker, da Universidade de Georgetown (EUA), apesar de pouco representativo - pois analisou apenas 70 blogues de adolescentes entre os 13 e os 16 anos -, é, no entanto, indicativo destas tendências.

Huffaker salientava na semana passada, na BBC News Online, estar interessado na utilização dos blogues como tecnologia educativa - algo que alguns professores já fazem, ao reparar no tamanho médio dos textos desses jovens "bloggers", "o que é muito interessante quando se está a tentar que as crianças escrevam".

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Fonte: Público, Suplemento Computadores, 14 de Junho de 2004

O Nano-editor de Blogues

Segunda-feira, 14 de Junho de 2004

P.F.

Nick Denton é o fundador da Gawker Media, um "império de nano-edição" de blogues - como é descrito num artigo publicado na revista "Wired" deste mês, sob o título "How Can I Sex Up This Blog Business?"

Antigo correspondente em San Francisco, na Califórnia, do diário "Financial Times", criou em 1998 a Moreover Technologies, empresa de recolha e venda de recortes de imprensa, e a First Tuesday, um sistema de organização de encontros entre investidores e proponentes de ideias (que chegou a realizar-se em Portugal), vendida em 2000 a uma empresa israelita por 50 milhões de dólares. No ano seguinte, deixou o cargo de "chief executive officer" (CEO) da Moreover.

Entretanto, Nick Denton criou quatro blogues com algum sucesso: o Gizmodo (Agosto de 2002), orientado para os "gadgets", o Gawker (Dezembro de 2002) sobre entretenimento, o Fleshbot (Novembro de 2003), mais virado para as questões da pornografia, e o mais recente Wonkette, sobre política. Neste ano, prevê lançar mais seis blogues.

Mas, como questiona a "Wired", "quanto dinheiro há realmente no negócio do 'blogging'? Os que olharam para o modelo concluem que não há qualquer 'pote de ouro'. Por outras palavras, existe alguma razão para se lhe chamar nano-edição". Apesar disso, Denton já angariou publicidade de empresas como a Absolut Vodka, a British Airways, Jose Cuervo ou da campanha presidencial de John Kerry, além da Nike.

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